A soja é uma semente oleaginosa que pertence à família das leguminosas e é caracterizada por ser rica em compostos fenólicos, como as isoflavonas, que possuem uma estrutura e ação semelhante aos estrógenos humanos e, por isso, é um excelente alimento que pode ser incorporado na alimentação para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
Além disso, essa leguminosa também é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo e prevenir algumas doenças crônicas, como o câncer. A soja é rica em proteína vegetal, de forma que é amplamente consumida em dietas vegetarianas e em dietas para perder peso e ganhar massa muscular. Pode ser consumida na forma de grãos, mas também existem produtos preparados a base desse alimento, como farinhas, bebidas vegetais, tofu, proteína de soja, molho de soja, óleo de soja, entre outros.
Produção de Soja
A produção de soja em Portugal é praticamente inexistente.
Atualmente, não existe tradição na produção de soja, reduzindo-se a atividade nesta cultura a ensaios de variedades e a pequenas áreas e produção nas regiões do Centro e Sul do país, onde a produção é insuficiente para satisfazer as necessidades do país.
Devem-se semear na primavera após as temperaturas do solo terem atingido 21 °C ou mais. São um feijão do tipo arbusto que é fácil de crescer e pode ser produtivo mesmo em solos pobres, desde que sejam soltos e bem drenados.